CICLO UPCYCLE

CICLO UPCYCLE

CONHEÇA NOSSOS
PROCESSOS SUSTENTÁVEIS

A Santista Jeanswear, uma das principais indústrias têxteis da América Latina, possui uma grande preocupação com o meio ambiente e a comunidade. A empresa aplica diversos projetos sustentáveis em suas fábricas, que vão além do reaproveitamento da sobra da produção de denim.

Contra a emissão de gases tóxicos, deixaram de utilizar óleos combustíveis PPF, reduzindo a produção de dióxido de enxofre e a poluição. A biomassa utilizada gera em torno de 95% de vapor.

Outra medida que a Santista utiliza é a neutralização de efluentes com CO2. Parte do gás que iria para a atmosfera volta para neutralizar a água, substituindo o ácido sulfúrico que seria necessário para neutralizar o pH da água. Esse processo melhora as condições operacionais, evitando o manuseio de ácidos fortes, acidentes, corrosão e danos ao meio ambiente.

A empresa aplicou em suas fábricas no Brasil um projeto que começou como uma experiência na fábrica do México. Nele, é feito a recirculação do efluente para a remoção do nitrogênio, melhorando o resultado para estabilização.

Poucas empresas tem o controle dos efluentes como a Santista. A água que vai para os rios possui uma remoção de carga orgânica de 99%, muito acima dos 80% estabelecidos pela lei. As fábricas também reaproveitam a água de chuva.

Os resíduos perigosos, que necessitam tratamento especial do armazenamento ao descarte, são destinados para a geração de vapor. Isso faz com que apenas 0,1% do resíduo que iria para um aterro vá para o ar.

Assim como sua preocupação com a água e o ar, a Santista tem um cuidado com a flora e fauna. Foram plantadas 25 mil mudas nativas de 80 espécies em volta do Rio Piracicaba, que nasce no fundo da fábrica de Americana.

Todos os projetos da Santista Jeanswear têm uma visão de desenvolvimento sustentável de suas atividades e produtos, com uma conduta que envolve aplicar medidas necessárias para prevenir danos e melhorar o meio ambiente.

 
SUSTENTABILIDADE
Diante das transformações ambientais, buscamos garantir às gerações futuras a preservação do planeta por meio de ações eco sustentáveis e sociais. Conheça os diversos processos envolvidos na fabricação dos nossos produtos, que visam proteger os recursos naturais.
 
NOSSOS ÍCONES DE SUSTENTABILIDADE
Eco Soft

Eco Soft: toda produção da Santista Jeanswear utiliza amaciante à base de cupuaçu. Sua utilização tem baixo impacto ambiental, facilitando o tratamento de efluentes, garantindo toque macio de forma sustentável.

Eco Tuber

Eco Tuber: 100% do nosso denim é engomado com produtos biodegradáveis, à base de fécula de mandioca e resíduos da indústria de batata-chip. Além disso, 80% dos artigos chegam desengomados ao cliente, otimizando os processos de lavanderia.

Acquasave e EcolDenin

Acquasave®: 78% da nossa coleção foi redesenhada com a tecnologia Acquasave® no processo, garantindo substancial redução do consumo de água, que pode representar até 73% de economia na produção. A gama de cores de baixa intensidade Ecol Denim® potencializa ainda mais a economia de H2O.

Eco Upcycling

Upcycling: zero resíduo é o objetivo da Santista na linha Upcycling, utilizando toda sobra do algodão gerado na fabricação do denim.

Cada 1 tonelada de algodão reutilizado = redução de emissão 20 toneladas de CO2.

Clique aqui e conheça o Ciclo do Upcycle, com 100% de aproveitamento do algodão. Um novo produto surge a partir da reutilização da matéria-prima para o consumidor consciente.

SOBRE A SANTISTA

Uma marca genuinamente brasileira, criada em 1929, é uma das principais produtoras de denim diferenciado do país, que direciona sua excelência às necessidades do mercado nacional e internacional.

A Santista Jeanswear traz em seu DNA inovação em coleções atualizadas com as tendências globais, sustentabilidade alinhada a ações e processos responsáveis e relacionamento de confiança com seus colaboradores e a cadeia têxtil. Trabalha a diferenciação de produto como sua principal característica, apoiando seus clientes com equipes especializadas de consultoria de produto, moda e lavanderia.