Santista Jeanswear
SUSTENTABILIDADE

Quando o conhecimento se une com a consciência e a responsabilidade ambiental, o resultado só pode ser ações que buscam processos mais sustentáveis. A Santista está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, clique aqui e veja.

Confira o vídeo com as nossas ações:

O compromisso da Santista com a sustentabilidade inicia antes mesmo da palavra se tornar tão corriqueira, a partir da década de 1970 com um programa de redução do uso de combustíveis fósseis e estas ações foram se intensificando ao longo dos últimos anos.

Com o objetivo de gerar menor impacto negativo ao meio ambiente e nas comunidades onde atuamos, revisamos processos produtivos e modernizamos equipamentos. Investimos no uso da biomassa como fonte alternativa de energia e iniciamos a prática de reflorestamento na década de 1980. Fomos pioneiros na adoção do conceito de upcycling, passando a usar algodão reciclado e poliéster obtido a partir de garrafas PET, desde o início dos anos 2000. Além disso, todo o algodão consumido pela Santista tem o selo ABR.

O cuidado com a água também é outro grande legado de nossa empresa. Um dos marcos é a Estação de Tratamento de Efluentes de Americana, instalada em 1981, uma referência para a Cetesb. Já em 2011, lançamos o projeto Acquasave, que tem como premissa a economia de água e energia em toda cadeia têxtil. A empresa também realiza gestão de produtos químicos através do reaproveitamento de soda e banhos de tingimento reduzindo o descarte.

CONHEÇA NOSSAS AÇÕES QUE AJUDAM A PRESERVAR O PLANETA:

ACQUASAVE®

REDUÇÃO DE 75% DO CONSUMO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO

A indústria do denim é conhecida por seu alto consumo de água e energia, mas a Santista é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de produção mais sustentável. O Projeto Acquasave® é fruto dessa busca, representando todas as ações de redução, reutilização e tratamento de água diariamente em nossa produção, não apenas para a Santista, mas para toda a cadeia têxtil.

A redução do consumo de água no processo vinda dessas iniciativas pode chegar a um milhão de litros de água por dia, abrangendo praticamente todos os nossos produtos, sendo baseado em projetos realizados junto à área de tingimento de índigo e acabamentos de tecido, priorizando a tecnologia inovadoras. Além da economia as fábricas também reaproveitam a água de chuva.

TRATAMENTO DE EFLUENTES

DEVOLVEMOS A ÁGUA AO RIO MAIS LIMPA DO QUE CAPTAMOS

Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. A estação de tratamento de efluentes (ETE) presente na fábrica da Santista em Americana foi instalada em 1981, sendo uma referência para a Cetesb.

A estação devolve a água do Rio Piracicaba mais limpa do que captamos, removendo 99% de carga orgânica com processos biológicos e acima do índice estabelecido pela legislação ambiental vigente. A remoção de cor no efluentes não é estabelecido por lei no estado de SP, porém a Santista estabelece como padrão de controle interno a remoção de 88% de resíduos na cor do efluente devolvido ao meio ambiente.

REFLORESTAMENTO

A SANTISTA PLANTOU MAIS DE 4 MILHÕES DE MUDAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Com o objetivo de gerar menor impacto negativo ao meio ambiente, reflorestamos 1.500 hectares plantando mais de quatro milhões de árvores desde a década de 1980. Nos últimos anos plantamos mais de 25.000 mudas nativas de 80 espécies para a manutenção da mata ciliar do Rio Piracicaba.

UPCYCLE

SOMOS PIONEIROS NA ADOÇÃO DO CONCEITO DE UPCYCLING NO JEANSWEAR E WORKWEAR

Zero resíduo é o objetivo da Santista na linha Upcycling, utilizando toda a sobra do algodão gerado na fabricação do denim. O ciclo do Upcycle é completamente renovável e altamente sustentável.

100% DA SOBRA DE ALGODÃO É REUTILIZADA
1T DE ALGODÃO REUTILIZADO = REDUÇÃO DE 20T DE CO²

ECO PET

UTILIZAMOS POLIÉSTER RECICLADO

Passamos a usar algodão reciclado e poliéster obtido a partir de garrafas PET, desde o início dos anos 2000, retirando por ano cerca de 3 milhões de garrafas pet do meio ambiente

ECO SOFT

100% DO NOSSO AMACIANTE É A BASE DE CUPUAÇU

Desde 2008 utilizamos o amaciante à base de cupuaçu em todos os nossos artigos, um produto de base natural e biodegradável que também contribui para o desenvilvimento das famílias ribeirinhas da região amazônica. Sua utilização tem baixo impacto ambiental, facilitando o tratamento de efluentes, garantindo toque macio de forma sustentável.

ECO TUBER

ENGOMAGEM À BASE DE PRODUTOS E RESÍDUOS NATURAIS

100% dos nossos tecidos jeanswear são engomados com produtos naturais e biodegradáveis, à base de fécula de mandioca e resíduos da indústria de batata-chip. Além disso, 80% dos artigos chegam desengomados ao cliente, otimizando os processos de lavanderia e garantindo o tratamento do resíduo em nossa estação de tratamento.

BIOMASSA

SUBSTITUÍMOS OLÉOS E COMBUSTÍVEIS EVITANDO O EFEITO ESTUFA

A partir da década de 1970 iniciamos o programa de redução do uso de combustíveis fósseis, que foi se intensificando em Americana e Tatuí. A utilização da Caldeira de Biomassa como fonte de energia corresponde a 97% da geração de vapor na Santista. Somos pioneiros nesta prática no mercado Jeanswear. A substituição do óleo BPF pela Biomassa é uma alternativa de energia menos poluente, renovável já adotada mundialmente, pois representa redução da emissão de gases tóxicos causadores do efeito estufa e redução no consumo de derivados do petróleo.

EMISSÃO DE CO²

NEUTRALIZAMOS OS EFLUENTES COM PARTE DO GÁS QUE IRIA PARA A ATMOSFERA

Os valores de pH do efluente industrial têxtil são muito elevados, devido aos químicos utilizados em seu processo. Considerando essa característica, é necessário que o efluente seja neutralizado antes de ser enviado à estação de tratamento. Em 2008 a Santista iniciou a utilização de CO2 (dióxido de carbono) proveniente da combustão nas caldeiras (de biomassa) para a neutralização de efluentes, minimizando riscos de manuseio, aumentando a segurança dos colaboradores, melhorando a qualidade da água e o entorno de nossas fábricas.

REPELENTE

SISTEMA EFICIENTE E NATURAL

Acreditamos tanto no poder da natureza que criamos um sistema eficiente e natural que repele insetos com plantações de citronela em nossas fábricas, garantindo a segurança de nossos colaboradores e do entorno de nossas unidades.

AÇÕES SOCIAIS

Em 2001 a Santista inicia sua participação de Ações Sociais, começando pelo projeto social Ação pela Vida com foco em educação, cujo objetivo era apoiar escolas públicas em comunidades carentes, promovendo ações para motivar professores e alunos e também melhorias na infraestrutura educacional.

Em 2009 a empresa começa sua participação no projeto Bem Fazer, um dia em que colaboradores Santista se dedicam ao voluntariado, ajudando comunidades através de iniciativas diversas, contando com uma programação ligada ao conhecimento, entretenimento e melhoria nas instalações.

Outra iniciativa é a parceria da Santista com a ONG Florescer, uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivos contribuir de forma social coma comunidade de Paraisópolis, atendendo cerca de 850 crianças de 06 a 16 anos. Todos os anos a Santista doa tecido jeans para o projeto "Recicla Jeans" da ONG.

Todo final de ano a Santista contribui para a comunidade através de doações de peças de mostruário e tecidos para diversas instituições, tais como:

  • Casa dos Idosos – Madre Teodora;
  • Oca – Escola Cultural (crianças e adultos no contra turno);
  • Rainha da Paz - Projetos Sociais, Movimento de Alfabetização de Adultos (MOVA);
  • Naia – Núcleo Assistencial Irmão Alfredo;
  • Amigos do Bem - Sertão Nordestino;
  • Lalec – Lar Amor Luz e Esperança da Criança;
  • Saica – Abrigo.

Em 2019 foram arrecadados e doados um total de 1.098 peças de roupas e 36 pares de calçados, unindo às doações com a de nossos parceiros e clientes:

  • Porto Seguro Saúde: 225 kits de higiene bucal;
  • Cia Hering (5 anos de parceria);
  • Degrade Confs. Porto Feliz;
  • Comask Industria e Comercio (2 anos de parceria);
  • Lorsa Modas.

A Santista também se mobilizou desde o início da Pandemia, adotando e intensificando uma série de medidas preventivas para minimizar os efeitos do vírus e priorizar a saúde de seus colaboradores e familiares. E por acreditarmos que a Sociedade é a extensão das nossas famílias, estendemos esse cuidado para algumas instituições, pois sabemos que a cooperação e a união são agentes fundamentais para enfrentarmos esse momento.

Por esse motivo, realizamos doações de tecidos para organizações e hospitais das regiões onde nossas fábricas e escritório central estão sediados. Além de algumas comunidades Indígenas representadas pelo BAIXO OIAPOQUE TERRAS INDÍGENAS UAÇA, ALDEIAS SANTA ISABEL, PEQUIÁ E CURIÁ:

  • HOSPITAL MUNICIPAL DR. WALDEMAR TEBALDI/ AMERICANA-SP;
  • SANTA CASA DE TATUÍ; INSTITUTO MUDA BRASIL/SP;
  • HOSPITAL SÃO PAULO E SANTA CASA DE RIO CLARO;
  • ALDEIA SAPUKAI BRAKUY/RJ, ALDEIA MARAKANÀ;
  • ALDEIAS XAVANTE, CASA DE SAÚDE INDÍGENA;
  • CAMPINAPOLIS/MG, GARIS DA COMLURB;
  • ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE PAQUETÁ/RJ;
  • INSTITUTO ITI/MG.

Até o momento, já foram entregues mais de 70 mil máscaras e 5 mil roupas hospitalares e continuamos reforçando a nossa solidariedade e disposição para que possamos superar unidos o COVID-19.

A gestão da Santista é, em todos os aspetos, guiada pelo nosso Código de Conduta, que nasceu para aperfeiçoar relacionamentos e ampliar o clima de credibilidade e confiança, estabelecido com base em ampla discussão entre acionistas, dirigentes e profissionais, definindo o modo como agimos perante a sociedade. Este é um importante passo para a consolidação da ética empresarial.

CERTIFICAÇÕES:

PARCERIAS: